Intervenção contexto específico

Projeto Flôr da Manhã

Proposta de Intervenção afetivo pedagógico-postural na comunidade escolar, segundo princípios sistêmicos-fenomenológicos

Projeto Flor da Manhã

O que é?: Proposta de Intervenção afetivo- pedagógico-postural na comunidade escolar, segundo princípios sistêmicos – fenomenológicos.

Objetivos: promover cultura de olhar sistêmico abrangente nos contextos educativos, gerando um espaço orientado para o aprendizado, o bem-estar e a saúde global dos alunos, assim como de todo o sistema que se forma em torno dos processos escolares.

Bases teóricas e metodológicas: Abordagem Sistêmica Tradicional associada a Hellinger Science (alemão Bert Hellinger) aplicada à Educação segundo modelos de Marianne Frank (alemã), Angélica Olvera (mexicana), IDESV (Décio Fábio, Wilma, Hellen Vieira e Roseli – Brasil), entre outros autores.



Contexto de Intervenção: COMUNIDADE ESCOLAR – interação dos Sistemas Educativo, Familiar e Social.

Ampliando a compreensão: apropriação dos conceitos e métodos sistêmicos no processo educativo formal desde a escola infantil. Tal abordagem precoce visa a formação de posturas sistêmicas-fenomenológicas em todo o sistema, com bases comportamentais e atitudinais que contemplem os princípios da Hellinger Science – “ciência universal das ordens do convívio humano – A Ciência do Amor”. Isto significa EDUCAR contemplando os princípios de ORDEM, INCLUSÃO e EQUILÍBRIO, posturas estas geradoras de ABUNDÂNCIA de recursos nas trocas relacionais: GANHA, GANHA, GANHA (você, eu e o MUNDO).

Projeto Flor da Manhã: adaptação da teoria/técnica da Pedagogia Sistêmica pelo NEXUS, com metodologia própria, embora inspirada nos autores ora citados. A flor Bela Manhã é uma “flor do dia” (tempo da infância) e assim descrita no dicionário: “planta herbácea, ereta e florífera, de pequeno porte e caule pubescente que pode se enovelar sobre si mesma ou sobre outras. Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.” Esta pueril metáfora simboliza bem as crenças do Nexus relativa à proposta de se pensar a infância do homem de maneira amorosa, zelosa e esperançosa – fase da “manhã” da existência tempo que exige o bom plantio!

Propósito das Idealizadoras: Adriana e Ercília têm larga experiência em trabalhos sistêmicos na clínica assim como em formação acadêmica de profissionais da área. Dividem ainda, experiências anteriores na Educação, como psicólogas escolares. Enfim, experimentam grande interesse atual na aplicação da Hellinger Science em situações diversas, com ênfase especial no contexto educacional precoce (desde os primórdios do processo educacional). Tal mobilização baseia-se no senso de responsabilidade pela co-construção de uma sociedade mais consciente, inclusiva, alinhada e portanto, mais livre! Vale ressaltar que tais argumentos motivacionais somam-se a um importante contexto na vida pessoal de ambas, atualmente: Adriana é mãe de 4 filhos em 2 safras (3 “vingados”, com caçula de 6 anos) ; Ercília, mãe de 2 moças, se fez avó recentemente. Portanto, gozam de um momento em que suas atenções estão especialmente voltadas para 2 Belas Manhãs, tomadas pela esperança em destinos mais leves em suas descendências. A pedagoga Fernanda, profissional de ofício na Educação – coordenadora da Educação Infantil de Escola de Rede Particular em Divinópolis – também zela em casa por mais 2 Belas Manhãs! Desta feita, incumbem-se das tarefas de meras jardineiras, beijaflorando suas e outras flores nestes férteis jardins de infância, cenários onde brotam as sementes deste tempo que, gratas, haverão de florescer no futuro. Jardim de infância – belo termo, cunhado pelo educador, também alemão, Friedrich Froebel (1782-1852), lá pelos idos do séc. XVlll. Neste tempo, começou a se pensar na criança, como um ser em fase especial de desenvolvimento. Não mais um mero “pequeno adulto” e portanto merecedor de atenção diferenciada.

Público Alvo:
Escolas de Educação Infantil e Fundamental (até 5º ano inicialmente) pública e particular

Criação e Responsabilidade Técnica/administrativa
:
NEXUS – movimentos pró vida

Psicólogas:
Adriana e Ercília

Co-criação:

Pedagoga parceira convidada (Fernanda)

Desenvolvimento:
Adriana, Ercília e Fernanda

Metodologia geral:
(adaptação NEXUS)/planejamento de acordo com etapas (total 34 horas)

Solicite uma proposta para levar o Projeto Flôr da Manhã para sua cidade